segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Correios ajudará a promover a Igualdade Racial



No uniforme dos carteiros, haverá um selo em homenagem ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes
Os Correios assinaram, no dia 27 de setembro, acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para adesão da empresa à campanha “Igualdade Racial é pra Valer”. O termo foi assinado no salão nobre do edifício-sede em Brasília, pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e pela ministra da Seppir, Luiza Bairros.

Correios ajudará a promover a Igualdade Racial
Por conta da parceria, a ECT, como representante do governo federal, assumiu uma série de compromissos pela promoção da causa. Entre eles estão a identificação do perfil étnico-racial de empregados da empresa; a divulgação e cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial e a realização do Fórum dos Direitos Humanos e da Diversidade dos Correios, no âmbito do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, evento que acontecerá em novembro deste ano, em Brasília. Serão afixados nas agências dos Correios cartazes da ação lançada pela Seppir. Além disso, no uniforme dos carteiros, haverá um s
elo em homenagem ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, comemorado em 2011.


“Penso que uma empresa pública tem a obrigação de ser parceiro cotidiano, 24 horas por dia, sete dias por semana das ações do nosso governo no sentido da erradicação das enormes desigualdades que o nosso povo ainda vive”, afirmou Wagner Pinheiro, durante a cerimônia de assinatura, e acrescentou, ainda, que todos os ecetistas sabem a importância da heterogeneidade do País.

A ministra Luiza Bairros registrou em sua fala a relevância da parceria que fará a mensagem da igualdade racial chegar a todo o País. Ela mencionou também a importância que os Correios sempre tiveram historicamente no Brasil na ocupação da mão de obra negra. “Muitos negros da minha geração puderam ser empregados dos Correios, em especial carteiros, o que representava um “grupo especial” dentro da comunidade, formado por ferroviários, estivadores e outras profissões, que tinham um emprego fixo.

Essa minoria representava a possibilidade de inserção social que a maioria da comunidade negra não tinha. Esse traço histórico, por si só, já seria suficiente para justificar a nossa iniciativa nesse momento”, acrescentou a ministra. Além da parceria com os Correios, a iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, órgãos federais e empresas públicas, entre elas a Petrobras e a Caixa Econômica Federal
.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 | Grito da Raça | Notícias da Raça!
Nossa Rádio Rádio Web Raça | Nosso Ilê Ajuda Espiritual and Odaraxos Art Africana | Edição: Luís Lobato